Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

           

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

Trabalhos

 

Claralua

Teatro de sombras / teatro de silhuetas corporais
Esta peça foi inspirada no mais ancestral dos contos japoneses: “O Cortador de Bamboo”. Conta a história de uma bebé encontrada numa floresta de bamboo e que cresceu, transformando-se numa linda mulher chamada Chiaraluna, com quem todos querem casar. Ela não vê o mínimo interesse nisso e inventa uma série de missões impossíveis para poder continuar a recusar as propostas dos seus pretendentes.
Beniko criou uma versão única deste conto, cheia de humor e adaptada à realidade italiana. A estreia teve lugar no Carnaval de Veneza.

Direção artistica & Criação da marioneta: Beniko Tanaka (SOL’TA)
Narração: Suzana Branco
Manipulação de marionetas: Beniko & Chira Monachesi
Música: Johhan Merrich
Performance: Iralia Pasqualetto & Yania Rudolf
Video art: Nuno Caroço
Técnico: Catarina Códia & Massimo Cemolani
Filmagem: Manuel Lino
Itália 2014 | Portugal 2015

 

 

 

Sr. Japoneira

Era uma vez homem que amava Camélias e vivia numa ilha do Japão. A ilha chamava-se “Izu Ôshima”. Um dia o homem bebeu muito sake e adormeceu. No seu sonho apareceu a "Nossa Senhora das camélias” que lhe pede para trazer a sua irmã Camélia de quem tinha sido separada há muito tempo. Assim começou uma viagem longa, onde o homem visitou vários países ocidentais mas nunca conseguiu encontrar a flor. No fim da sua viagem, ele chegou ao Porto, onde finalmente encontrou uma camélia igual à da ilha Izu. Curiosamente as pessoas do Porto chamavam essa camélia como “Japoneira”.

Director de Projecto: Yukitaka Hihara
Produzido e realizado por Beniko Tanaka & Nuno Caroço ( SOL’TA)
Música: Mizuhiro Tasaki/Quartetto Classico
Filmado por André Martins. 

 


 

Coelho Do'mingo

No Oriente, 2011 foi o ano do Coelho, mas também o ano do tsunami e do desastre nuclear em Fukushima. Este performance segue o processo de criação para silhuetas manipuladas e representa o sonho musical de um domingo de Verão, pretendendo desejar às crianças do Japão a possibilidade de poderem continuar a brincar perto mar na infância.

Beniko Tanaka & DJ Num | Lisboa, Portugal 2011
Silhuetas manipuladas/ Música electrónica / Multimédia


 

Bum Blue Bee

Para Bum Blue Bee, Beniko criou o seu próprio conto de fadas. Aqui usou novamente a manipulação de silhuetas em papel, mas também o seu próprio corpo (pintado e com figurino) e voz. Trabalhou em sintonia com o compositor, tocando instrumentos simples (como pianos de brinquedo e xilofones) e cantando. Foi também usada a narração gravada de uma cantora portuguesa, Guida de Palma. Todo o design de iluminação foi pensado pela artista.

Beniko Tanaka, Donatello Brida, Guida de Palma | Lisboa, Portugal 2012
Manipulação de silhuetas/ Multimedia

 


 

Deep Blue Bird

Usando a sua música original, “Linking Bird”, a artista criou um novo estilo de silhuetas para esta performance, feita “in memorium” do Tsunami-Fukushima. 
Beniko manipula o cenário, fazendo com que projeção a voz ao vivo trabalhem em conjunto, enquanto o seu corpo se move simultaneamente dentro do ecrã. 
Originalmente, esta forma de arte era usada para prestar tributo aos mortos, representando-os através de sombras. Beniko recuperou este conceito, homenageando os falecidos na tragédia. Esta peça esteve também em Veneza, no evento Memoria D’Acqua: Ricordando lo Tsunami, que teve lugar no Forte Marghera, em Março de 2014.

Beniko Tanaka, Lisboa, Portugal 2013 e Veneza, Itália 2014
Performance e voz ao vivo / desenho de silhuetas em corpo


 

Magic Laundry Line

Na Suécia, a artista trabalhou em conjunto com a Associação Eliza and Amazing marionettes para produzir uma performance de silhuetas burlesca. O seu corpo em movimento foi também projetado no ecrã e, fora dele, a performer contou uma história cómica, criada propositadamente para o evento.

Beniko Tanaka & Association Eliza&Amazing marionettes | Estocolmo, Suécia 2013
Performance/ silhuetas e marionetas manipuladas


 

Brundibar

Aceite o convite para regressar a Veneza, a artista criou silhuetas, cenários e design de iluminaçãoo para a versão em teatro de sombras de “Brundibar”, uma ópera escrita por Hans Krasa, que morreu num campo de concentração em 1944.
A performance teve lugar a 26 de Janeiro de 2014, no Palazzo Grimani, juntamente com uma orquestra instrumental e coro infantil.

Beniko Tanaka & Associazione Culturale Musica Venezia| Itália, Veneza 2013-2014
Iluminação, manipulação de marionetas / teatro de sombras


 

Don Giovanni

Juntamente com a Associação Cultural Musica Venezia e a convite da diretora e produtora Roberta Reeder, Beniko produziu a sua mais ambiciosa peça até ao momento: uma versão em teatro de sombras para a ópera “Don Giovanni” de Mozart. Foi responsável por toda a coordenação de produção, design, criação e construção de imagens, luz, cenários e marionetas. 
Enquanto narradores recitavam a história, cantores entoavam a ópera acompanhadas ao piano e acontecia a projeção do teatro de sombras. 
O evento aconteceu no pátio Centro para o Futuro da Telecom, em Veneza.

Beniko Tanaka & Associazione Culturale Musica Venezia | Veneza, Itália 2013
Iluminação/ manipulação de marionetas / teatro de sombras


 

Seed in you

Animação de silhuetas para uma música.